04/03/2017
Frequentemente nos perguntam aqui como imaginamos que deverá ser a política imigratória em São Paulo. A resposta lógica é muito clara: cremos que a imigração descontrolada é um problema para qualquer país, portanto existe sim a necessidade de se fazer um controle rígido da entrada de estrangeiros em São Paulo, seja para a nossa segurança (controle do tráfico de ilícitos e contrabando) e por uma questão social (trabalho, emprego e cultura).
Quando se ingressa em um país, o imigrante deve se adaptar à cultura local, respeitando as tradições e o povo daquela localidade. Isso não significa em abdicar a sua cultura de origem, mas jamais em querer impô-la aos demais habitantes daquele local. É assim que deve ser.
Quando imigrantes europeus chegaram em São Paulo, fortemente a partir da segunda metade do século XIX, estes preservaram hábitos culturais, seu folclore e tradições, mas souberam se adaptar ao estilo de vida Paulista, aos nossos costumes, à nossa dinâmica de trabalho e passaram a se sentir como Paulistas. Assim foi com os imigrantes italianos, alemães, espanhóis, portugueses, sírio-libaneses, japoneses e muitos outros.
Se não for esta a dinâmica, estaríamos colocando a estabilidade e a continuidade de nosso povo e de nossa cultura a risco.
*O autor é Professor de História e foi Presidente do MSPI.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários abusivos ou difamantes serão deletados.