24/02/2016
O Japão é um pequeno país oriental, escasso de território (22 vezes menor que o Brasil e somente 50% maior que o estado de São Paulo), e de recursos naturais. Mesmo assim, seu PIB é o dobro do brasileiro e possui IDH altíssimo. Comparando a principal cidade japonesa, Tóquio, pela linha Yamanote, com a principal do Brasil, São Paulo, em seu centro expandido, chegamos na imagem abaixo.
Mas porquê falar sobre isso?
Um dos argumentos mais utilizados para desmotivar a separação de São Paulo é o geográfico. "São Paulo por ser pequeno em tamanho é limitado quanto a recursos naturais e apesar de industrializado depende do resto do Brasil para se obter matéria prima, alimentos e o resto".
Decerto São Paulo possui limitações geográficas, assim como Japão, Alemanha, Cingapura, Coréia do Sul, Grã Bretanha, Itália, Israel e tantos outros países de tamanho similar ou menor. Todos esses se enquadram como países de pouco território e escassez de recursos naturais, mas em contrapartida são extremamente mais desenvolvidos que o Brasil.
Exatamente, meus caro, possuir território expressivo e abundância natural de recursos não garante desenvolvimento. O economista Ricardo Haussman, da Universidade Harvard, já dizia que o crescimento é propelido pelo conhecimento. Por isso que países abastados como o Brasil tendem a sofrer de complacência e passam a postergar reformas necessárias.
Vivemos no século XXI e possuir grandes rios e matéria prima não é o suficiente para se obter bons resultados. É necessário uma população qualificada e de "know how" capaz de formar agrupamentos intersetoriais. Somente dessa forma é possível gerar grandes lucros capazes de suprir as deficiências e necessidades locais por trocas comerciais internacionais e ainda assim desenvolver ainda mais o país.
São Paulo não precisa do Brasil nem de seus recursos. São Paulo tem um povo trabalhador e qualificado que gera aproximadamente 480 bilhões de reais em impostos, o que é mais do que suficiente para suprir nossas carências e avançar tudo o que Brasília nos atrasa. Tamanho territorial e recursos naturais não é documento! Lute por São Paulo Independente!
*O autor é apoiador do MSPI.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários abusivos ou difamantes serão deletados.