segunda-feira, 1 de novembro de 2021

Desafios do patriotismo Paulista

JÚLIO BUENO

Um sentimento de patriotismo só poderá surgir quando o povo paulista se ver irmanado por uma causa comum. A nação no Ocidente, quando em períodos de grande paz e quietude se torna um discurso vazio de políticos e pensadores, e uma completa abstração para a população em geral.

Um espírito também semelhante ao volk alemão ou ao narod russo não existe hoje por aqui, por que não há nada que nos agregue mais fortemente em torno de uma identidade comum, capaz de forjar um "Ser Paulista" e incapaz, ao mesmo tempo, de ceder aos gostos e apelos da brasilidade. O Brasil nos conquistou e nos colonizou.

Acredito ser possível traçar um paralelo com a nossa luta, que já se desenvolve e se desenrolará com mais força no futuro, com as lutas anticolonialistas do século XX. É preciso hoje, em São Paulo, recriar um ânimo, um espírito nacional legítimo, identitário, que demonstre fielmente as nossas distinções para com o Brasil.

Que é uma batalha árdua, inglória, certamente é, mas também carrego comigo a certeza de que estamos do lado correto da história. Estamos entre aqueles que acreditam na beleza da verdadeira diversidade e que não aceitam a padronização cultural que as elites brasileiras querem nos fazer engolir. Acima de tudo, acredito na força e no espírito do Povo Paulista. Sim, nós venceremos a chaga brasileira!

*Presidente do MSPI
(28/08/2014)

Encontro separatista realizado em 2024

 A direção do MSPI realizou na capital bandeirante um breve encontro de apoiadores, no mês de março/2024, onde foi possível tratar de questõ...