segunda-feira, 1 de novembro de 2021

Argumentos para defender o separatismo Paulista

JÚLIO BUENO

Num grupo chamado "Panelinha da Direita", onde um mar de jovens se abarrotam para ver quem grita mais alto e sai cantando vitória, me pediram argumentos para defender o separatismo, e, rapidamente, dou a seguinte resposta, que abaixo segue:

"Históricos - citei aqui já vários casos de como SP sempre foi em busca de sua autonomia frente ao território brasileiro (1641, 1709, 1822, 1887, 1932) e a própria formação de SP mostra que a Coroa Lusa só lembrava dos Paulistas na hora de cobrar o quinto (imposto) e de buscar metais preciosos. Recomendo a leitura dos livros do Alfredo Ellis Jr, do Afonso Taunay, e mesmo o próprio Sérgio Buarque de Hollanda, que cita uma passagem com esse sentido, se não me engano no Raízes do Brasil.

Culturais - a formação da cultura paulista, que é a cultura campeira por natureza, do centro sul do Brasil, é distinta fortemente do resto do país. Mesmo os estados que são "filhos" de SP, hoje, apenas guardam semelhanças culturais conosco, configurando uma distinta cultura paulista, presente somente no território atual do Estado de São Paulo, que se evidencia através de suas manifestações artísticas, de seu sotaque caipira próprio, costumes, valores, gastronomia, etc.

Econômicos - Já falei nesse mesmo tópico. São Paulo fica com menos de 10% da arrecadação que se faz no Estado, e mais de 90% vai pra Brasília e não retorna. Os trilhões de Reais que pagamos para o Brasil em uma década dava para ter resolvido qualquer problema social do Brasil, mas não resolveu e não resolverá, por causa da maldita centralização administrativa que aqui muitos teimam em fazer vistas grossas.

Políticos - o peso de um Paulista na Câmara federal é muito inferior ao de um habitante de qualquer estado da região norte, isso por que existe um limite de 70 deputados federais por unidade da federação e SP, mesmo tendo mais de 40 milhões de habitantes tem menos deputados do que deveria, fazendo com que regiões inteiras levem vantagens nas disputas políticas estaduais e regionais que se colocam no Congresso.

Mais uma vez cito aqui a maldita centralização administrativa. Mas ora, aqui o medo do comunismo é geral, mas o sonho de todos esses nacionalistas brazucas que aqui ficam falando bobagens é o de unir a América do Sul sob o comando do Brasil, é o sonho imperialista brasileiro. Ora, unir toda a América do Sul não é uma das metas principais do Foro de SP?"

Durante toda a discussão simplesmente se pode ler, por inúmeras vezes, o argumento de Godwin, que é chamar qualquer pessoa em um debate, de nazista ou fascista. Além disso muitas piadinhas vieram, tirando sarro da situação hídrica atual de São Paulo. Certamente se nós Paulistas tirarmos sarro na internet com a seca nordestina nos acusarão de todo o tipo de preconceito. Se os brasileiros tirarem sarro de nós é preciso que aguentemos calados. Onde está a igualdade no Brasil?


12/09/2014

Encontro separatista realizado em 2024

 A direção do MSPI realizou na capital bandeirante um breve encontro de apoiadores, no mês de março/2024, onde foi possível tratar de questõ...