22/05/2014
JÚLIO BUENO
Não é de hoje que eu falo que há uma maneira muito simples de se ajudar o nosso povo a se libertar. Essa maneira é o estudo.
Não, você não leu errado. Nós precisamos que cada vez mais a população paulista em geral, e, em especial, os militantes separatistas se tornem pessoas bem firmadas intelectualmente, capazes de compreender a realidade histórica e sociológica na qual estamos inseridos.
Não adianta colocarmos a carroça no frente dos burros. É preciso ter uma forte rede de pessoas que pensam a realidade, que busquem entender aquilo que pode parecer oculto ou distante. São Paulo tem uma história que muitos não conhecem. Quantos já ouviram falar da velha proposta de se colocar a disciplina de história de São Paulo de nas escolas, mas quantos já leram o currículo disciplinar do estado, ou mesmo já leu algum livro específico de história de São Paulo?
Qual é o seu nível cultural? Você se baseia apenas em vídeos curtos, apelativos, imagens chocantes ou busca ler a fundo e a compreender as informações que chegam aos borbotões todos os dias até nós? Até pra fazer imagens de divulgação no Facebook é preciso buscar prévios conhecimentos - bem embasados- aliás.
Busquem ler, meus compatriotas. Estudem. Não se deixem levar pela preguiça, pela mídia barata ou pelas futilidades que podemos achar na internet. Procurem bons livros sobre a nossa história. Vou deixar aqui neste post algumas sugestões de leitura.
Neste texto não espero nenhum tipo de "pito", mas apenas uma admoestação benéfica a todos.
LIVROS RECOMENDADOS
- OS PAULISTAS - João de Scantimburgo
- FUNDAMENTOS DO SEPARATISMO - João Nascimento Franco
- A PÁTRIA PAULISTA - Alberto Sales.
- OS PRIMEIROS TRONCOS PAULISTAS - Alfredo Ellis Junior.
- A PROVÍNCIA DE SÃO PAULO - Joaquim Floriano de Godoy
- NA CAPITANIA DE SÃO VICENTE - Washington Luís.
- VIAGEM AO PAÍS DOS PAULISTAS - Ernani Silva Bruno.
- SÃO PAULO NOS PRIMEIROS ANOS - Affonso Taunnay
- BANDEIRANTES E PIONEIROS - Vianna Moog
- 1932: IMAGENS CONSTRUINDO A HISTÓRIA - Jeziel de Paula.
- CONTRIBUIÇÃO PARA A HISTÓRIA DA REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1932 - Gal. FPESP. Euclydes Figueiredo.
- VIDA E MORTE DO BANDEIRANTE - Alcântara Machado.
- O PEQUENO EXÉRCITO PAULISTA - Dalmo de Abreu Dallari
- A GUERRA PAULISTA - Hélio Silva.